Carregando agora

Google combina modo AI com Lens

Em vez de identificar objetos individuais, o Modo IA do Google pode explicar cenas inteiras e sugerir como os itens se relacionam, como receitas, pedidos de livros ou dicas de armazenamento.

O Google está revolucionando a forma como buscamos informações com a integração do Google Lens e o poder conversacional do Gemini, sua nova IA generativa. Essa combinação cria uma experiência de busca visual e interativa, permitindo que os usuários pesquisem usando imagens em vez de texto.

Agora, em vez de digitar uma pergunta, você pode tirar uma foto ou enviar uma imagem diretamente do seu smartphone, e o Google fornecerá respostas mais contextuais, detalhadas e personalizadas.

Busca visual com inteligência artificial: mais que uma pesquisa reversa

Diferente da tradicional busca reversa por imagem, o novo Modo IA permite interações mais inteligentes. Por exemplo, ao tirar uma foto de um objeto desconhecido, como um utensílio de cozinha, você pode perguntar: “O que é isso e como uso?”. A IA responde com explicações, vídeos tutoriais e até links para compra online.

O recurso também entende o contexto completo de uma cena. Tire uma foto de uma prateleira de livros, uma refeição ou uma gaveta bagunçada — o Modo IA identifica cada item, explica como eles se relacionam e sugere ações, como receitas com os ingredientes mostrados, ordem de leitura dos livros ou localização de um carregador perdido.

Inteligência artificial do Google: respostas mais ricas e em camadas

Nos bastidores, o Google executa múltiplos agentes de IA trabalhando em conjunto para interpretar imagens e fornecer respostas em camadas, considerando diversos elementos ao mesmo tempo. Isso cria uma experiência de busca por imagem com inteligência artificial nunca vista antes.

Embora outras plataformas, como o ChatGPT, também ofereçam reconhecimento de imagem, o grande diferencial do Google está na base de dados visual e histórica de pesquisas acumulada ao longo de décadas.

Como acessar o novo Modo IA do Google

O recurso ainda está em fase experimental e disponível para assinantes do Google One AI Premium ou para usuários inscritos no Search Labs via aplicativo móvel do Google.