Microsoft Word poderá ler textos em voz alta

Nova função do Word é útil para pessoas com deficiência de aprendizado.

O Word é um dos melhores editores do texto (para mim, o melhor) e para manter-se sempre atualizado, a Microsoft anunciou o lançamento de mais um recurso. Agora, será possível fazer com que software leia o texto do arquivo que estiver carregado.

Ler em Voz Alta, novo recurso do Word.

Ler em Voz Alta, novo recurso do Word.

A novidade, por enquanto, está disponível apenas para os usuários que participam do programa de testes do Office 365 mas, segundo a empresa, todos os usuários receberão essa atualização ainda esse ano.

“Isso torna mais fácil reconhecer e corrigir erros enquanto você escreve, o que melhora a leitura e permite editar de forma precisa para todos, especialmente usuários com deficiências de aprendizado, como a dislexia”, explica a Microsoft.

Apenas para informação, a dislexia é um transtorno específico caracterizado por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Você pode clicar aqui para saber mais a respeito.

Se você quiser atualizar o seu Office e verificar se o novo recurso do Word já está disponível, siga os passos abaixo:

1º – Atualizar o Office:

– Abra o Word, clique no menu Arquivo e na opção Conta;
– Agora, no lado direito, clique em “Opções de Atualização” e em seguida, clique em “Atualizar Agora”.
– Aguarde a atualização acabar e reinicie o Word.

2º – Verificar se há o novo recurso de leitura:

– Abra novamente o Word;
– Clique na guia Revisão e procure pelo botão botão Word“Ler em Voz Alta”.

Caso o encontre, agora qualquer documento carregado pelo Word pode ser lido pelo programa e ainda é possível pausar a leitura, aumentar ou diminuir a velocidade. Caso contrário, espere até que novas atualizações ocorram.

Opinião pessoal: apesar da leitura ser algo bem “mecânico”, no estilo do Google Tradutor por exemplo, achei muito interessante esse recurso, não apenas para pessoas com alguma deficiência mas para momentos onde você precise estudar algum documento e prefira escutar a leitura ao invés de ler.

Se quiser ler mais a respeito da Microsoft, basta clicar aqui.

Fonte: G1

Filipe César

Fã de tecnologia, jogos (principalmente Fifa), filmes e séries. Com pós em Mídias Digitais e EAD. Criou o CoisasTech pelo desejo de compartilhar informações que lhe interessa com outras pessoas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *