Vamos falar sobre Backup! Já fez o seu hoje?

Mas afinal, o que é Backup??? Essa pergunta, hoje em dia, pode não ter mais sentido para muitos que lidam com tecnologia mas e para você? Indo bem direto ao assunto, sem rodeios, backup é aquela cópia dos seus arquivos que você não fez e só percebeu quando aconteceu um desastre e você perdeu tudo. Simples, não?

Mas eu não tenho nada importante no meu computador, preciso mesmo fazer uma cópia de segurança? Depende do que você acha importante. Você guarda aquelas fotos bacanas no computador, guarda documentos do trabalho, da faculdade ou do colégio? Seu TCC ou tese do mestrado, está lá? Você guarda jogos ou programas? E os sites favoritos, você guarda o link deles? Quem sabe então aquelas “trocentas” músicas, estão no computador? Se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, então pode ter certeza de que você precisa fazer backup. E isso vale também para tablets e smartphones.

Se a necessidade é assim, tão grande, por que sempre acontece de alguém perder tudo e não ter como recuperar? Pelo simples fato de que as pessoas ignoram a importância do backup ou simplesmente, não imaginam que desastres podem acontecer com ela. Esquecem que há vírus que podem danificar o computador, esquecem que falhas na energia elétrica podem queimar o HD e por aí vai…

Daí, vamos responder a algumas dúvidas cruciais sobre o backup:

– Quais informações devo ter cópia? Como dito antes, tudo o que você considera importante.
– Onde fazer? Pode ser em um HD externo, pode ser em pendrive, pode ser em dvd ou bluray, pode ser na nuvem, você escolhe. O ideal mesmo é ter mais de 1 backup.

– Qual é a periodicidade? De preferência todo dia, mas não tem regra.

– É preciso utilizar algum programa específico para realizar backup? Sim e não. Dependendo do método que você adote, o gerenciador de arquivos do Windows já serve, ou seja, você pode fazer tudo manualmente, mas se preferir, pode automatizar através de algum programa.

– Onde guardar o backup? Se o backup for em mídia física, dizer que deve ser em um local seguro é muito óbvio, mas pense bem, se você tem um notebook e seu backup fica em um hd externo que está sempre junto de você, se acontecer um roubo, adeus notebook e adeus backup também, não é? Portanto, prefira deixar em casa ou no trabalho.

– Tenho notebook, tablet, smartphone, posso usar uma mesma mídia para backup de tudo? Pode claro, mas procure ter mais de 1 mídia, ok? Seguro morreu de velho.

 

Vamos fazer o backup agora? Então vamos lá!

– Com um HD externo ou pendrive:

Não tem mistério, copie os arquivos do computador para uma pasta no HD externo (deixe tudo separado em subpastas, para facilitar). Quanto aos sites favoritos, abra o navegador e exporte a lista, daí copie esse arquivo. Se utiliza algum programa no trabalho, veja se ele possui alguma ferramenta de backup e direcione para o HD.

– Em dvd ou bluray:

O processo é semelhante ao HD externo, selecione tudo e grave na mídia, seja através do Windows Explorer ou de um programa que grava em dvd ou bluray. Lembrando que essas mídias não são muito boas para backup, pois possuem uma vida útil curta e podem arranhar.

– Na nuvem:

Bendita nuvem que facilita nossa vida, não é? A vantagem de estar tudo na nuvem é que você consegue acessar o que deseja de qualquer dispositivo, basta estar conectado. A desvantagem pode ser a questão de espaço disponível, lentidão para download e upload dos arquivos, o problema de memorizar uma senha forte para não ter problemas de acesso.

Recomendo verificar ferramentas de acesso a nuvem como o DropBox, Google Drive, iCloud, OneDrive. Cada um tem os prós e contras, daí vai do perfil de cada um.

Como fazer cópia de segurança do que está no meu smarphone ou tablet?

Se você utiliza equipamentos da Apple, você pode utilizar o iTunes para fazer backup. Já com dispositivos Android, busque um programa que realize a tarefa como por exemplo o Android Ultimate Backup Tool.

Quero utilizar um programa, qual o melhor?

É difícil indicar o melhor programa de backup, dependerá muito da sua expertise, mas posso recomendar um que utilizo no trabalho, o Cobian Backup. Ele é muito simples de utilizar e você pode deixar programado quando ele realizará o backup de seus arquivos (além de ser gratuito).

Se você ainda não se convenceu de que tem de guardar cópias de suas informações mais importantes, clique no link abaixo do Fantástico, exibido no dia 23/04. Ele mostra que documentos importantes de nosso país, como a Lei Áurea de 1888, passam a ser guardados, de forma digitalizada em fitas, na Noruega em um bunker encravado no gelo. A perspectiva é de que fique guardado por até 10 mil anos!

Fantástico 23/04 – Arquipélago na Noruega passa a guardar pedaços da história do Brasil

 Seus backups estão em dia? Se acontecer um desastre, você tem cópia de tudo? 

Filipe César

Fã de tecnologia, jogos (principalmente Fifa), filmes e séries. Com pós em Mídias Digitais e EAD. Criou o CoisasTech pelo desejo de compartilhar informações que lhe interessa com outras pessoas.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 29 de Maio de 2017

    […] Bem, pesquisei em alguns sites e encontrei a solução mais simples na página de suporte da Microsoft, tal solução não requer instalação de nenhum programa, apenas uma alteração no registro do Windows. E por se tratar do registro, o ideal é realizar um backup do mesmo antes de começar, para evitar qualquer problema. Inclusive já tratamos sobre o assunto “Backup” em outra postagem, se quiser saber a respeito, clique aqui. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *