Tenha o hábito de alterar suas senhas

Manter senhas antigas pode facilitar o roubo de acesso a serviços

Impossível viver sem possuir senhas em sites hoje em dia, seja em uma mídia social, site de compras online ou simplesmente em emails, as senhas são cada vez mais presentes em nossa vida digital. Entretanto, com que frequência você altera suas senhas?

A não ser que realmente se preocupe com isso, provavelmente você (ou algum conhecido) não tem o hábito de trocar senhas regularmente. E cada vez mais, infelizmente, surgem notícias de sites que são invadidos e onde dados de usuário são roubados.

Basta uma pesquisa rápida no Google que encontraremos facilmente notícias de roubo de senhas, em 2016 por exemplo, foram noticiados roubos de senhas de sites como LinkedIn, Dropbox e Yahoo!, sem contar brechas de segurança como noticiado esse ano no site do aplicativo Uber, além de senhas dos sites Netshoes, Casas Bahia, Pagseguro, entre outros.

Obviamente, os sites envolvidos tomam logo providências para identificar o que houve e providenciar soluções, entretanto, por mais seguro que algum sistema possa ser, o risco de divulgação de dados pessoais sem autorização do usuário ainda existe.

Portanto, fica aqui o meu recado a você: se ainda não tem, passe a ter o hábito de trocar suas senhas regularmente e fique sempre atento às notícias sobre o assunto. Claro que não precisa trocar de senha toda semana, mas crie uma rotina, por exemplo de trocar a cada 2 ou 3 meses (ou menos ou mais). Enfim, o importante é ter em mente que sua senha pode, acidentalmente, estar nas mãos de alguém sem autorização e os danos podem ser sérios.

E mais um detalhe: ao criar ou alterar uma senha, tente utilizar senhas fortes. O que é uma senha forte? Senha forte é aquela que compreende letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais e que possua, no mínimo, 8 caracteres. Inclusive, em alguns sites, é indicado o uso disso.

Outra dica simples e velha que sempre vale a pena relembrar: nada de utilizar nomes de familiares, do cachorro, do gato ou datas especiais para você, como aniversário.

Está sem imaginação para criar uma senha forte? Simples! Também através do Google você encontra sites que geram senhas, basta indicar as características que deseja incluir e pronto! Vou deixar 2 abaixo para facilitar:
– Identify safe Norton: clique aqui
– Gerador de senha: clique aqui

Bem, se você chegou até aqui, com certeza, já começou a mudar sua consideração a respeito dessa questão. Uma última dica: evite deixar gravado suas senhas em algum lugar, o melhor mesmo é memorizá-las.

Filipe César

Fã de tecnologia, jogos (principalmente Fifa), filmes e séries. Com pós em Mídias Digitais e EAD. Criou o CoisasTech pelo desejo de compartilhar informações que lhe interessa com outras pessoas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *