Telefone.ninja permite buscar endereço e dados telefônicos

De vez em quando surgem sites que se utilizam de bases de dados para divulgar informações pessoais de usuários. Assim foi com o Tudo Sobre Todos lançado em 2015 que permitia buscar dados de usuários tais como data de nascimento, empresas, endereço, telefone, nomes de parentes, etc. O site da vez é o Telefone.ninja, site que permite consultar dados de qualquer usuário gratuitamente apenas digitando seu nome completo. Sua busca resulta em informações de endereço e telefone.

O Telefone.ninja afirma que sua base de dados vem de operadoras de telefonia e fundamenta seu funcionamento na Lei Geral das Telecomunicações (Lei n° 9.472/97) e em resoluções e anexos da própria Anatel, segundo informações do próprio site. Eles ainda indicam que tais informações também são divulgadas através de consulta online das próprias operadoras.

Fizemos alguns testes com nomes e descobrimos que algumas informações de endereço e telefone eram antigas, o que leva a crer que a base de dados do site pode não ser atualizado com frequência.

Há perigo em possuir dados expostos?

Qualquer informação do usuário pode ser utilizada de maneira fraudulenta. Criminosos podem elaborar golpes de phishing, por exemplo. De uma maneira geral, basta acessar o Google e buscar pelo próprio nome para verificar o que está disponível na Internet sobre você.

Posso pedir para não exibir meus dados no Telefone.ninja?

No site, assim que você consulta um nome, é possível solicitar a retirada dos dados, para isso, basta realizar a consulta do nome completo, rolar a página mais abaixo e clicar no link “Solicitar pedido de privacidade e não exibição dos dados desta página”, entretanto, de acordo com o próprio site, como sua base de dados é periodicamente atualizada com informações das operadoras de telefonia, é possível que suas informações possam voltar e estar a disposição da pesquisa novamente.

No link “Sobre o site” da página, há uma lista com contatos de diversas operadoras de telefonia para que o usuário que não queira que suas informações sejam divulgadas publicamente possa entrar em contato.

Telefone.ninja

É possível pedir para que os dados não sejam mais exibidos.

Opinião pessoal: Fiz a pesquisa do meu nome e os dados que constavam estavam desatualizados a pouco mais de 10 anos, pesquisei pelo nome de um amigo e os dados dele também estavam desatualizados a pouco mais de 4 anos, ou seja, essa base do site realmente não está atualizada, de todo modo, fiz o procedimento para não exibição dos dados e agora a pouco constatei que os mesmos não estavam mais sendo exibidos (resta saber até quando).

Se quiser testar o Telefone.ninja clique aqui.

Teste o Telefone.ninja e diga se seus dados apareceram corretamente ou se também estão desatualizados.

Filipe César

Fã de tecnologia, jogos (principalmente Fifa), filmes e séries. Com pós em Mídias Digitais e EAD. Criou o CoisasTech pelo desejo de compartilhar informações que lhe interessa com outras pessoas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *