Facebook anuncia ferramenta para combater notícias falsas

Não é de hoje que notícias falsas rondam nosso feed de notícias, as vezes, a mesma notícia aparece ano após ano e, infelizmente, muitos acabam curtindo, compartilhando e espalhando notícias que são tão verdadeiras quanto uma nota de R$ 3,00. Pensando nisso, o Facebook anunciou uma nova ferramenta contra essas notícias falsas.

O problema dessas informações é que, muitas vezes, inocentemente, os usuários acabam ajudando a disseminar conteúdos que não condizem com a realidade e tais notícias falsas e rumores acabam, no mínimo, poluindo nosso feed de notícias e atrapalhando nossa convivência nas mídias sociais.

O Facebook, em parceria com a First Draft, organização sem fins lucrativos que oferece orientação sobre como encontrar, verificar e publicar conteúdo verossímil no mundo online, lançará nos próximos dias em 14 países, incluindo o Brasil, essa nova ferramenta para combater esse problema e ela aparecerá no topo do Feed de Notícias por alguns dias.

Feed com dias sobre notícias falsas

Feed com dicas sobre notícias falsas. Fonte: Facebook

Quando as pessoas clicarem sobre ela, serão redirecionadas para a Central de Ajuda do Facebook, onde poderão obter dicas de como identificar notícias falsas, checando a URL do site por exemplo, além disso, entre outras ações, será possível denunciar uma informação falsa.

“O Feed de Notícias é um lugar para comunicação autêntica. Melhorar o discernimento das pessoas sobre as notícias que elas consomem é uma prioridade global, e nós temos que fazer a nossa parte para que as pessoas tenham as informações que precisam para decidir em quais fontes elas confiam”, disse Adam Mosseri, vice-presidente, Feed de Notícias do Facebook.

Opinião pessoal: essas notícias falsas são realmente muito irritantes e, infelizmente, acabam infestando nosso feed. O ideal é, sempre que desconfiar de alguma notícia, cheque sua veracidade. Com essa nova ferramenta do Facebook, espero que essa tarefa se torne mais simples e que possamos nos deparar com esse problema cada vez menos.

Fonte: Facebook

E você, se lembra de notícias falsas que apareceram para você? Comente aí!

Filipe César

Fã de tecnologia, jogos (principalmente Fifa), filmes e séries. Com pós em Mídias Digitais e EAD. Criou o CoisasTech pelo desejo de compartilhar informações que lhe interessa com outras pessoas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *