Mastercard lança nova geração de cartões biométricos

Vamos admitir, o dinheiro hoje é de plástico. Mais simples e seguros, os cartões de crédito/débito trouxeram maior comodidade aos usuários e também ao comércio. No início, a autenticação do cartão se dava através da assinatura do titular, hoje em dia, apesar de ainda existir tal método, os cartões de chip que exigem uma senha de autenticação se tornaram uma tecnologia mais eficaz.

Mas, pense um pouco? Quantas vezes você já esqueceu ou trocou a senha de um cartão seu? É verdade, quanto mais cartões, mais senhas para memorizar, a não ser que você corra o risco de utilizar a mesma senha para tudo.

A Mastercard, presente em mais de 210 países, visando aumentar a segurança de seus cartões, está testando cartões com autenticação biométrica, ou seja, chega de senhas, a autenticação se dará por meio de impressão digital.

Os testes estão sendo realizados na África do Sul, a princípio com a Pick n Pay (uma rede de supermercados) e o Absa Bank, uma subsidiária do Barclays Africa. O novo cartão baseia-se na tecnologia de digitalização de impressões digitais usadas atualmente e pode ser utilizado em terminais em todo o mundo sem que haja a necessidade de atualizações de hardware ou software.

Richard van Rensburg, vice-presidente executivo da Pick n Pay, disse: “Estamos muito satisfeitos por esta inovação ter sido testada pela primeira vez nas lojas Pick n Pay na África do Sul. A capacidade biométrica significará maior comodidade e maior segurança para nossos clientes. A tecnologia cria uma plataforma na qual podemos expandir nossa estratégia de personalizar a experiência de compra de maneira significativa.”

Com a leitura de impressão digital, a Mastercard acredita que a tecnologia ajudará na prevenção de fraudes, aumento de taxas de aprovação e fidelização de seus clientes. Ainda haverá outros ensaios que estão sendo planejados no mercado europeu e asiático.

Espera-se que o lançamento dos cartões biométricos aconteça ainda esse ano.

Opinião pessoal: a invenção dos cartões de crédito/débito foi fantástico, hoje em dia já utilizamos (de uma forma mais modesta) a impressão digital como em alguns terminais de banco, por exemplo. Portanto, vejo com bons olhos esses cartões da Mastercard. Pelo menos, acabou-se o problema de esquecer senhas.

Fonte: Exame.comMastercard

E você, tem dificuldade de memorizar suas senhas? O que acha de um cartão com acesso biométrico?

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *