Tetris pode aliviar traumas de acidentes de carro, diz estudo.

Quem nunca jogou nenhum joguinho em algum vídeo-game, que atire o primeiro joystick. E quem nunca ouviu falar de Tetris? Bem, a verdade é que tal joguinho simples, de blocos coloridos caindo pela tela formando um quebra-cabeças é um dos poucos jogos conhecidos mundialmente.

Logo do jogo Tetris

Tetris, criado na época da Guerra Fria

Criado pelo cientista russo Alexey Pajitnov na época da Guerra Fria, Tetris possui diversos derivados, é jogado em mais de 185 países e já foi traduzido para mais de 50 idiomas. Quem conhece deve concordar de que Tetris é viciante.

Eis que, décadas depois, o velho joguinho ganhou outra função além de divertir e entreter seus jogadores. Um estudo realizado na semana passada, por um grupo de pesquisadores do Reino Unido e da Suécia, relata que jogar Tetris por 20 minutos após um acidente automobilístico pode ajudar na prevensão de traumas.

Eles estudaram 71 pacientes que se apresentaram em um centro de emergência no Hospital John Radcliffe na Inglaterra e que sofreram acidente similar em até 6 horas. Ao comparar com o tratamento tradicional que também consiste em distrair a mente do paciente, Tetris conseguiu reduzir em menos tempo o número de memórias intrusivas e dolorosas e também diminuiu o tempo para esquece-las.

Jogo Tetris

Encaixe os blocos coloridos nesse quebra-cabeça

Por se tratar de um pequeno estudo, o grupo acredita que os resultados justificam uma maior pesquisa para verificar os efeitos a longo prazo da terapia com Tetris, eles agora buscam financiamento para a pesquisa.

“Mais pesquisas são definitivamente necessárias para desenvolver essa abordagem”, diz Emily Holmes, professora de psicologia do Instituto Karolinska na Suécia e autora principal do estudo. “Mas estamos encorajados e precisamos desenvolver intervenções preventivas que possam ser administradas logo após o trauma para prevenir o acúmulo de sintomas”.

Opinião pessoal: já a muito tempo se fala em gamificação, a utilização de jogos em empresas para ajudar no engajamento e desenvolvimento de colaboradores. Agora, um estudo que demonstra a eficiência do jogo Tetris como tratamento de trauma automobilístico é algo muito interessante. Tomara que os pesquisadores consigam levar o estudo adiante.

Fonte: Tecmundo – NPR

E você, conhece outros joguinhos que são viciantes? Comente aí!

Filipe César

Fã de tecnologia, jogos (principalmente Fifa), filmes e séries. Com pós em Mídias Digitais e EAD. Criou o CoisasTech pelo desejo de compartilhar informações que lhe interessa com outras pessoas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *