Como utilizar 2 conexões LAN ao mesmo tempo

Dias atrás me deparei com uma situação nova: realizar 2 conexões LAN (através de cabos de rede) em um desktop. Não é algo muito comum para usuários domésticos que, em casa, geralmente utilizam apenas uma conexão, no meu caso, essa necessidade se deu em uma empresa. Geralmente, o ideal seria possuir um servidor de Internet que administre tais conexões, mas nessa situação específica, a necessidade é permitir que um PC Desktop utilize 2 conexões através de placas de rede.

Bem, pesquisei em alguns sites e encontrei a solução mais simples na página de suporte da Microsoft, tal solução não requer instalação de nenhum programa, apenas uma alteração no registro do Windows. E por se tratar do registro, o ideal é realizar um backup do mesmo antes de começar, para evitar qualquer problema. Inclusive já tratamos sobre o assunto “Backup” em outra postagem, se quiser saber a respeito, clique aqui.

Como realizar o backup do Registro do Windows?

1 – Abra o botão Iniciar e no campo de pesquisa ou execução (depende da versão do Windows), digite “regedit” (sem aspas, claro);
2 – Vá no menu Arquivo e clique em Exportar;

Exportar registro do Windows

3 – Na janela, marque a opção “Tudo” no campo “Intervalo de exportação”;
4 – Dê um nome o arquivo, defina em qual local será gravado e clique no botão Salvar.
5 – Pronto, você acaba de realizar o backup de todo o Registro do Windows! Se precisar retornar a esse backup, basta repetir o item 1 e 2, escolhendo Importar ao invés de Exportar ou simplesmente dando 2 cliques rápidos sobre o arquivo salvo.

Agora já estamos prontos para utilizar 2 conexões LAN ao mesmo tempo, apenas certifique-se de que os cabos de rede estão conectados, lembrando que no computador, deverá haver 2 portas de rede.

1 – Abra o Registro do Windows, repetindo o item 1 acima.
2 – No painel esquerdo, vá abrindo as pastas de acordo com esse caminho: [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\NetBT\Parameters.

Registro do Windows

Imagem: Microsoft.

Registro do Windows

Imagem: Microsoft.

3 – Procure pelo valor RandomAdapter, caso não encontre, adicione-o. Para isso, lique com o botão direito do mouse em um espaço livre do painel direito, selecione Novo e a seguir Valor DWORD (32 bits).

Registro do Windows

Imagem: Microsoft.

4 – Agora clique com o botão direito do mouse no valor criado e selecione Modificar.
5 – No campo Dados do valor, deixe o valor 1 e clique em OK.

Registro do Windows

Imagem: Microsoft.

6 – Repita as etapas 3, 4 e 5 para adicionar o valor SingleResponse. Lembre-se também de alterar o campo Dados do valor a 1.

Registro do Windows

Imagem: Microsoft.

7 – Agora, basta reiniciar o Windows e pronto!

O interessante é que assim, você pode manter 2 conexões de Internet e, se uma cair por qualquer motivo, a outra permanece funcionando. Importante dizer que não testei com rede Wifi, mas acredito que a solução seja a mesma, também existem softwares que podem gerenciar isso.

Fonte: Microsoft

E você, já passou pela situação de utilizar 2 conexões? Encontrou outra solução?

Filipe César

Fã de tecnologia, jogos (principalmente Fifa), filmes e séries. Com pós em Mídias Digitais e EAD. Criou o CoisasTech pelo desejo de compartilhar informações que lhe interessa com outras pessoas.

Você pode gostar...

1 Resultado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *