Como descobrir uma data contando apenas os dias úteis?

Você já se deparou com alguma situação onde você deve aguardar algo, alguma coisa ou alguém para daqui há X dias úteis? Por exemplo: você realiza uma compra e a previsão de entrega é de até 30 dias úteis ou você precisa aguardar 20 dias úteis para receber algum documento. Essas são situações comuns onde, muitas vezes, podem causar uma confusão sobre qual é a data exata.

E como você resolve isso? Vai até o calendário de mesa ou do smartphone ou do computador e conta os dias úteis? Funciona? Claro que sim ou então você faz um cálculo rápido de cabeça e descobre uma data provável. Mas vamos ver que com o Excel, essa tarefa chata pode se resolver facilmente.

O Microsoft Excel é, com certeza, um dos melhores (senão o melhor) editor de planilha eletrônica que existe e ele possui inúmeros recursos que podem facilitar (e muito!) a sua vida! Então, se você não entende nada de Excel, aqui vai um conselho de amigo: vá estudar Excel!!! Há vários sites que ensinam a lidar com planilhas, além do próprio YouTube ou você pode se matricular em algum curso. E aqui vai outro conselho: não tente aprender tudo, procure aprender o básico e mais aquilo que você tiver necessidade, pois esse programa possui “trocentos recursos”.

Bem, vamos ao que interessa?

Problema 1: Joãozinho comprou um computador novo e a previsão de entrega é de 30 dias úteis (eu sei que os sites hoje indicam a data provável, mas isso é apenas um exemplo). Supondo que hoje é 02 de janeiro, qual será a data exata após 30 dias úteis?

Abra o Excel e digite a planilha como mostra a imagem ao lado. Dica: na célula B1 está a data 02 de janeiro como sendo a data de hoje, porém toda vez que você quiser demonstrar em uma célula a data atual, basta digitar a fórmula: =hoje() e pressionar ENTER. Simples, não?

 

Na célula B4, temos a seguinte fórmula =DIATRABALHO(B1;B2). A função =DIATRABALHO() é a função responsável pela mágica de contabilizar os dias úteis e nos demonstrar a data final. Com essa função você consegue criar diversas fórmulas, aconselho a pesquisar no próprio “Help” do Excel, você vai aprender muito! Após digitar a fórmula, pressione ENTER e aparecerá o número 42779. Ainda precisaremos converter o valor dessa célula B4 em uma data, para isso, veja a imagem abaixo.

Feito isso você verá a data 13 de fevereiro que corresponde exatamente a 30 dias úteis após o dia 02 de janeiro. Se você ainda ficou desconfiado, pode conferir em algum calendário, lembrando apenas que o primeiro dia útil é o dia 03 de janeiro, lógico. Gostou? Então vamos para mais um problema.

Problema 2: Joãozinho (sempre ele), está aguardando um documento chegar em sua residência, hoje é 01 de fevereiro e o tempo de entrega é de até 45 dias úteis. Você já sabe descobrir a data para Joãozinho, certo? Porém, nesse período temos o feriado de Carnaval, portanto, temos que descontar esse feriado. E aí, como resolver? Siga abaixo:

Seguindo a solução do problema anterior, teríamos a data 05 de abril como resposta, mas aí nós não teríamos descontado o feriado de Carnaval, precisando realizar uma pequena manobra para resolver esse problema com o feriado, mas veja que não é nada mais complicado.

 

Faça as seguintes alterações:

Insira a informação do feriado de Carnaval nas células A6 e B6.

Agora uma explicação rápida: toda função do Excel possui uma sintaxe, ou seja, “a receita do bolo”, uma estrutura a ser seguida para a função funcionar. A sintaxe da função DIATRABALHO é “=DIATRABALHO(data_inicial;dias;[feriados])” (sem aspas). Como isso funciona? Veja abaixo:

 

Vamos para a explicação:

=DIATRABALHO – nome da função;

(B1; – data de hoje ou data atual;

B2; – dias úteis;

B6) – dia do feriado.

 

Bem, daí o resultado será 06/04/2017 ou seja, 45 dias úteis com exceção do feriado do Carnaval.

Opinião pessoal: Excel é O Programa, são tantos recursos que é difícil enumerar mas saiba que quando você pensar em números, planilhas, é do Excel que você precisa. E a função DIATRABALHO é uma “mão na roda”.

Filipe César

Fã de tecnologia, jogos (principalmente Fifa), filmes e séries. Com pós em Mídias Digitais e EAD. Criou o CoisasTech pelo desejo de compartilhar informações que lhe interessa com outras pessoas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *